quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é ser professor hoje?


A docência sempre foi algo complexo, mas atualmente as atividades impostas aos professores são maiores e mais difíceis. Atualmente os professores não lidam só com alguns saberes,   mas também com a tecnologia e com a complexidade social  que não existiam no passado. Por isso, a necessidade de uma formação continuada. Uma formação que deve continuar ao longo de toda a vida profissional através de práticas centradas nas escolas e numa organização feita pelos próprios professores.
Quanto às competências necessárias para a prática do professor, duas são essenciais: a competência da organização e a competência da compreensão do conhecimento.  O professor deve ser um organizador do trabalho escolar, alguém que detém e compreende um determinado conhecimento, sendo capaz de reelaborar e de ensinar a um grupo de alunos. Ele também precisa ser reflexivo e pesquisador, assumindo sua própria realidade escolar como objeto de pesquisa, de reflexão e de análise.
A sociedade espera muito dos professores. Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as exigências sobre a escola. Hoje há um excesso de missões para os professores, criando uma situação insustentável do ponto de vista profissional, submetendo-os a uma crítica pública que é absolutamente intolerável. O sistema precisa oferecer aos professores um ambiente calmo e tranquilo para a realização do seu trabalho, além de dignidade profissional.
A valorização do conhecimento profissional é essencial para os professores neste novo milênio. 



Referências Bibliográficas:
           TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC: guia do cursista - "Entrevista com Antonio Nóvoa"

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escola


A escola é uma das mais importantes instituições da sociedade, cuja função é  preparar o cidadão para a vida. Através da escola são transmitidos valores culturais, morais e sociais. É na escola que se garante o futuro e onde se descobre o que se quer para a vida.
Vive-se hoje na era da informação e da comunicação global e as escolas precisam capacitar e preparar os seus educadores. A maioria das escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos. É comum encontrar nas escolas públicas laboratórios de informática e internet. E isso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda e os que residem em zonas rurais, possam ter acesso a essas tecnologias, já que precisam ser preparados para utilizar estes sistemas culturais que marcam a sociedade contemporânea. Os cursos à distância também estão cada vez mais frequentes.  
A exigência de aprender continuamente constitui um desafio e uma necessidade, principalmente para nós, educadores. 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto Pegada Verde

Plantio de mudas de Açaí

Organização de caixotes

               Separação das mudas

             Plantio do açaí

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Atividades do Projeto Pegada Verde

Considerando o número reduzido de alunos da Escola, todas as turmas e professores participam ativamente de todos os projetos realizados.

Lançamento do Projeto

         Com o lançamento do projeto, os alunos vivenciaram uma atividade de educação ambiental na escola. O chefe do Estado Maior do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABPM), Coronel Ângelo Vieira da Silva, fez palestra para os alunos, falando sobre diversas questões ambientais e expondo o trabalho realizado pela polícia ambiental. Coronel Ângelo também entregou aos professores mudas de açaí para plantio e disseminação da espécie.



               O Grupo de Polícia Ambiental de São Gabriel, vinculado ao 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar apresentou aos alunos um teatro de fantoches com temática ambiental.
                    A Brigada Militar de Rio Pardo – PATRAM também esteve presente.
                   Os alunos tambépuderam presenciar na escola uma mostra de cartazes educativos e de animais taxidermizados, com espécies silvestres que foram abatidas em caça ilegal.


      .    Na oportunidade, todos os alunos da escola passaram a fazer parte do Grupo de Patrulheiros Ambientais Mirins, projeto no qual policiais militares constroem conhecimento com as crianças, transformando-os em agentes prevencionistas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pegada Verde


“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco... A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que, apaixonadamente, diz sim à vida.”
Paulo Freire



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Andrade Neves é uma escola de zona rural, localizada distante cerca de 44 km da sede do município de Rio Pardo. É situada em local sem adequada infraestrutura. A localidade não possui rede de esgoto e o serviço de coleta de lixo é realizado esporadicamente. A água que abastece a comunidade provém de um poço artesiano e, além de não ser tratada, é insuficiente para o consumo diário da população. Não há posto de saúde, nem posto policial. Na localidade também não existem armazéns, supermercados, açougues, farmácias e lojas.
 Grande parte da população já migrou da zona rural para a zona urbana (acredita-se que por falta de incentivo às atividades agrícolas e por falta de alternativas de uma melhoria da renda familiar) aumentando assim as dificuldades e carências do local. 
A Escola, que é um dos poucos espaços que sobrevivem nesta Vila, tem grandes responsabilidades com o educando, com sua família e com a comunidade como um todo. Por isto se propõe a aprofundar a relação entre a comunidade escolar e o desenvolvimento sustentável através de projetos educacionais socializadores e responsáveis, incentivando a participação e o compromisso de todos na defesa das causas ambientais.
Em maio, a escola lançou o Projeto “Pegada Verde”, que terá como culminância a Cavalgada Ecológica, evento que realiza anualmente.