quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é ser professor hoje?


A docência sempre foi algo complexo, mas atualmente as atividades impostas aos professores são maiores e mais difíceis. Atualmente os professores não lidam só com alguns saberes,   mas também com a tecnologia e com a complexidade social  que não existiam no passado. Por isso, a necessidade de uma formação continuada. Uma formação que deve continuar ao longo de toda a vida profissional através de práticas centradas nas escolas e numa organização feita pelos próprios professores.
Quanto às competências necessárias para a prática do professor, duas são essenciais: a competência da organização e a competência da compreensão do conhecimento.  O professor deve ser um organizador do trabalho escolar, alguém que detém e compreende um determinado conhecimento, sendo capaz de reelaborar e de ensinar a um grupo de alunos. Ele também precisa ser reflexivo e pesquisador, assumindo sua própria realidade escolar como objeto de pesquisa, de reflexão e de análise.
A sociedade espera muito dos professores. Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as exigências sobre a escola. Hoje há um excesso de missões para os professores, criando uma situação insustentável do ponto de vista profissional, submetendo-os a uma crítica pública que é absolutamente intolerável. O sistema precisa oferecer aos professores um ambiente calmo e tranquilo para a realização do seu trabalho, além de dignidade profissional.
A valorização do conhecimento profissional é essencial para os professores neste novo milênio. 



Referências Bibliográficas:
           TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC: guia do cursista - "Entrevista com Antonio Nóvoa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário