A docência sempre foi algo complexo, mas atualmente as atividades impostas
aos professores são maiores e mais difíceis. Atualmente
os professores não lidam só com alguns saberes, mas também com a
tecnologia e com a complexidade social que não existiam no passado. Por
isso, a necessidade de uma formação continuada. Uma formação que deve continuar
ao longo de toda a vida profissional através de práticas centradas nas escolas
e numa organização feita pelos próprios professores.
Quanto às competências necessárias para a prática
do professor, duas são essenciais: a competência da organização e a competência
da compreensão do conhecimento. O
professor deve ser um organizador do trabalho escolar, alguém que detém e
compreende um determinado conhecimento, sendo capaz de reelaborar e de ensinar
a um grupo de alunos. Ele também precisa ser reflexivo e pesquisador, assumindo
sua própria realidade escolar como objeto de pesquisa, de reflexão e de
análise.
A sociedade espera muito dos professores. Cada vez
que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as
exigências sobre a escola. Hoje há um excesso de missões para os professores,
criando uma situação insustentável do ponto de vista profissional,
submetendo-os a uma crítica pública que é absolutamente intolerável. O sistema
precisa oferecer aos professores um ambiente calmo e tranquilo para a
realização do seu trabalho, além de dignidade profissional.
A valorização do conhecimento profissional é
essencial para os professores neste novo milênio.
Referências
Bibliográficas:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC: guia do cursista - "Entrevista com Antonio Nóvoa"
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