quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que é hipertexto


                                                                                    cejadearagarcas.blogspot.com

          Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
          O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
                                                                                                     http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Navegando em hipertextos


        Ao navegar por hipertextos, descobri muitas informações que são apresentadas no momento em que temos necessidade de pesquisá-las. Os links facilitam a pesquisa, pois as dúvidas são sanadas rapidamente. Não é preciso parar a pesquisa para fazer uma consulta ao dicionário ou a outras fontes.
             Não há como se perder durante o processo. A partir do momento em que as dúvidas são esclarecidas é só retornar ao texto inicial.
             O tema central foi esclarecido e percebi que o hipertexto nos oferece uma infinidade de informações com  acesso rápido.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é ser professor hoje?


A docência sempre foi algo complexo, mas atualmente as atividades impostas aos professores são maiores e mais difíceis. Atualmente os professores não lidam só com alguns saberes,   mas também com a tecnologia e com a complexidade social  que não existiam no passado. Por isso, a necessidade de uma formação continuada. Uma formação que deve continuar ao longo de toda a vida profissional através de práticas centradas nas escolas e numa organização feita pelos próprios professores.
Quanto às competências necessárias para a prática do professor, duas são essenciais: a competência da organização e a competência da compreensão do conhecimento.  O professor deve ser um organizador do trabalho escolar, alguém que detém e compreende um determinado conhecimento, sendo capaz de reelaborar e de ensinar a um grupo de alunos. Ele também precisa ser reflexivo e pesquisador, assumindo sua própria realidade escolar como objeto de pesquisa, de reflexão e de análise.
A sociedade espera muito dos professores. Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as exigências sobre a escola. Hoje há um excesso de missões para os professores, criando uma situação insustentável do ponto de vista profissional, submetendo-os a uma crítica pública que é absolutamente intolerável. O sistema precisa oferecer aos professores um ambiente calmo e tranquilo para a realização do seu trabalho, além de dignidade profissional.
A valorização do conhecimento profissional é essencial para os professores neste novo milênio. 



Referências Bibliográficas:
           TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC: guia do cursista - "Entrevista com Antonio Nóvoa"

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escola


A escola é uma das mais importantes instituições da sociedade, cuja função é  preparar o cidadão para a vida. Através da escola são transmitidos valores culturais, morais e sociais. É na escola que se garante o futuro e onde se descobre o que se quer para a vida.
Vive-se hoje na era da informação e da comunicação global e as escolas precisam capacitar e preparar os seus educadores. A maioria das escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos. É comum encontrar nas escolas públicas laboratórios de informática e internet. E isso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda e os que residem em zonas rurais, possam ter acesso a essas tecnologias, já que precisam ser preparados para utilizar estes sistemas culturais que marcam a sociedade contemporânea. Os cursos à distância também estão cada vez mais frequentes.  
A exigência de aprender continuamente constitui um desafio e uma necessidade, principalmente para nós, educadores. 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto Pegada Verde

Plantio de mudas de Açaí

Organização de caixotes

               Separação das mudas

             Plantio do açaí

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Atividades do Projeto Pegada Verde

Considerando o número reduzido de alunos da Escola, todas as turmas e professores participam ativamente de todos os projetos realizados.

Lançamento do Projeto

         Com o lançamento do projeto, os alunos vivenciaram uma atividade de educação ambiental na escola. O chefe do Estado Maior do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABPM), Coronel Ângelo Vieira da Silva, fez palestra para os alunos, falando sobre diversas questões ambientais e expondo o trabalho realizado pela polícia ambiental. Coronel Ângelo também entregou aos professores mudas de açaí para plantio e disseminação da espécie.



               O Grupo de Polícia Ambiental de São Gabriel, vinculado ao 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar apresentou aos alunos um teatro de fantoches com temática ambiental.
                    A Brigada Militar de Rio Pardo – PATRAM também esteve presente.
                   Os alunos tambépuderam presenciar na escola uma mostra de cartazes educativos e de animais taxidermizados, com espécies silvestres que foram abatidas em caça ilegal.


      .    Na oportunidade, todos os alunos da escola passaram a fazer parte do Grupo de Patrulheiros Ambientais Mirins, projeto no qual policiais militares constroem conhecimento com as crianças, transformando-os em agentes prevencionistas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pegada Verde


“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco... A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que, apaixonadamente, diz sim à vida.”
Paulo Freire



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Andrade Neves é uma escola de zona rural, localizada distante cerca de 44 km da sede do município de Rio Pardo. É situada em local sem adequada infraestrutura. A localidade não possui rede de esgoto e o serviço de coleta de lixo é realizado esporadicamente. A água que abastece a comunidade provém de um poço artesiano e, além de não ser tratada, é insuficiente para o consumo diário da população. Não há posto de saúde, nem posto policial. Na localidade também não existem armazéns, supermercados, açougues, farmácias e lojas.
 Grande parte da população já migrou da zona rural para a zona urbana (acredita-se que por falta de incentivo às atividades agrícolas e por falta de alternativas de uma melhoria da renda familiar) aumentando assim as dificuldades e carências do local. 
A Escola, que é um dos poucos espaços que sobrevivem nesta Vila, tem grandes responsabilidades com o educando, com sua família e com a comunidade como um todo. Por isto se propõe a aprofundar a relação entre a comunidade escolar e o desenvolvimento sustentável através de projetos educacionais socializadores e responsáveis, incentivando a participação e o compromisso de todos na defesa das causas ambientais.
Em maio, a escola lançou o Projeto “Pegada Verde”, que terá como culminância a Cavalgada Ecológica, evento que realiza anualmente.